segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Cemitério é tombado pelo município em Flores da Cunha


O antigo cemitério da Capela São Martinho, no Travessão Martins, é o primeiro patrimônio histórico cultural tombado pelo município de Flores da Cunha e passou a ser denominado Campo Santo dos Imigrantes. O decreto do tombamento foi assinado neste mês pelo prefeito Lídio Scortegagna. O nome São Martinho tem sua origem ligada aos imigrantes italianos que chegaram na localidade em 1877.
O Campo Santo dos Imigrantes está localizado ao lado da Estrada Municipal Ricardo Panizzon. O local possui uma cerca feita artesanalmente de pedras, covas subterrâneas com sete palmos, pois até esta altura a terra era considerada benta, e também é formado por diversas cruzes com desenhos em arabesco. Além destas características, o campo santo possui outra curiosidade: o limbo, construído fora dos limites bentos do cemitério, onde eram enterrados os não batizados, os desconhecidos e as crianças que morriam antes de ser batizadas.
Já as cruzes menores, localizadas no fundo do cemitério, foram colocadas recentemente, em 2015, para marcar o local onde foram sepultados os soldados da Revolução de 1923. O único monumento do cemitério é o da sepultura de um dos pioneiros do local, Domenico Caldart, chegado no Travessão Martins em 15 de fevereiro de 1883 e falecido em 1908. O terreno do cemitério foi comprado em 2016 por famílias da região e descendentes de Caldart para ser preservado. Com o decreto, o local foi desapropriado pelo município. 



Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Cidades/2018/08/659142/Cemiterio-e-o-primeiro-patrimonio-tombado-pelo-municipio-em-Flores-da-Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Genealogia.myht.org - Fórum - Genealogia de Sobrenomes

Brasaoweb.myht.org - Pesquisa de Brasões

Genealogia.myht.org - Blog de Genealogia

Brasões de Nomes de Famílias