segunda-feira, 17 de julho de 2017

Como buscar listas de imigrantes alemães usando a internet



Uma etapa importante para os pesquisadores de imigrantes alemães é descobrir de qual cidade da Alemanha seu ancestral partiu para o Brasil, pois sem essa informação as pesquisas genealógicas não podem prosseguir. 

Uma forma de se conseguir esta informação é buscando por listas de emigrantes que deixaram a Alemanha, as chamadas Auswanderung Liste, como são chamadas na língua alemã.

Várias destas listas estão disponíveis para consulta gratuita online em sites na internet.

Algumas delas apresentam informações bastante completas, indicando por vezes até mesmo a cidade de destino da família ou do indivíduo no Brasil.
As informações mais comumente apresentadas são: nomes e sobrenomes; cidades de origem e data de emigração.

Sabendo-se ao menos a região de origem do ancestral alemão, o que pode ser obtido na documentação de registro de sua entrada no Brasil, é possível através de buscas na internet localizar a existência de listas de emigrantes na referida região.

Assim, por exemplo, sabendo-se que o ancestral partiu de Hannover, basta digitar no buscador Auswanderer aus Hannover, que significa  emigrantes de Hannover.
Para tonar a busca mais precisa, é possível acrescentar a expressão nach Brasilien, ou seja, para o Brasil.

Nossa pesquisa ficaria assim: Auswanderer aus Hannover nach Brasilien, ou seja, emigrantes de Hannover para o Brasil.



Caso você não saiba o lugar da Alemanha de onde veio o ancestral, será necessário procurar por listas genéricas, digitando na busca somente a expressão Auswanderer nach Brasilien, ou seja, emigrante para o Brasil.



 
É importante ressaltar que nem todos os emigrantes de determinada região da Alemanha podem figuram nestas listas, pois geralmente elas não são completas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Genealogia.myht.org - Fórum - Genealogia de Sobrenomes

Brasaoweb.myht.org - Pesquisa de Brasões

Genealogia.myht.org - Blog de Genealogia

Brasões de Nomes de Famílias